sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

“Só damos valor quando perdemos.”

Frase que costumamos ouvir com tanta frequência. Mas o questionamento se encontra em: porque ouvimos tanto e mesmo assim não conseguimos “elimina-la” das nossas vidas? Porque não conseguimos dar o real valor que as pessoas e/ou coisas merecem sem precisar perde-las, e então ouvir novamente a mesma frase?!

Já parou para pensar o quanto sua felicidade esteve ali, na sua frente, ao alcance das suas mãos e, simplesmente, por algum motivo alheio a outra parte você não a abraçou?! Engraçado.

Ironia maior é como reclamamos sempre da vida por não ter alguém para nos fazer feliz, mas quando o destino, ou DEUS, coloca na nossa frente, não enxergamos. E passamos, novamente, a culpar a vida. 

Mas essa frase não tem relevância apenas em relacionamentos amorosos. Muitos são os momentos em que passamos sem dar o devido valor que ele merecia ter, e quando passa, percebemos que ele poderia ter sido bem mais intenso, mais feliz. Lembremos também, das pessoas que se vão e, na maioria das vezes, reclamamos porque não tivemos a “oportunidade” de dizer o quanto elas eram especiais para nós, de quanto eram amadas. 

Costumo sempre falar em: aproveite o dia, aproveite o momento. Mas sei também, que na teoria tudo é bem mais fácil. Já me deparei na situação de perder alguém sem que a mesma pudesse ouvir um “eu te amo” da minha boca. E não culpo a “falta de oportunidade”, mas a mim. Eu não procurei, eu não me expressei, não abri meu coração, e troquei o coração pela razão. Medo, talvez; mas não mais importa. O importante é que tirei uma lição, e que carrego comigo por onde eu for. 

Lembrar as pessoas que estão ao meu redor o quanto elas são especiais e, fazer de pequenos momentos que a vida me oferece momentos inesquecíveis, passou a ser peça chave em minha vida. As vezes com uma má interpretação ou chamada de cafona e até mesmo sem existir uma retribuição, mas posso dizer: sou feliz demonstrando as outras pessoas o quanto eu as amo. E, confesso, minha consciência fica bem mais leve. ;) Acredito que as pessoas seriam bem melhores se levassem consigo esse pensamento; se parassem de usar e ouvir a frase “temos que perder para dar valor”, e passassem a valorizar antes de perder. 

Valorize cada segundo de oportunidade que a vida te presenteia. Não ignore o sorriso, uma palavra amiga, um abraço ou até mesmo um olhar. Não ignore o sentimento de ninguém; pare para observar as coisas belas da vida e as pessoas que estão ao seu redor. Preste atenção em cada “eu te amo” que elas te falam, e guarde-os. Agradeça por tê-las e aproveite cada momento, antes que a vida passe e você novamente venha repetir a frase. Viva o momento, porque ele é único. Der valor hoje, porque amanhã pode ser tarde demais.


A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.” - Carlos Drummond de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário