terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ser mãe!



Será que todas as mulheres estão preparadas para está nova fase?
Tive a oportunidade de conhecer varias mulheres, inclusive adolescentes, que fitaram o seu corpo com um ser. E uma das perguntas mais questionadas por mim era: “Você se sente preparada para ser mãe?” A maioria tinha como resposta um ‘sim’, outras falavam que não, mas que com o tempo iria adquirir; já aquelas ‘mães se segunda viagem’ afirmava argumentando que já tinha sido mãe e que dessa vez não seria diferente.
Mas, será que elas realmente entendiam a minha pergunta?
Quando uso a palavra ‘mãe’, não a uso relacionada a ‘gerar um filho e colocá-lo no mundo’. Ser mãe vai muito mais além do que isso!
Não importa a idade ou os filhos que já tem... Ter no seu ventre um ser humano e dar vida á ele não é algo muito fácil.
Tem pessoas novas, mas capacitadas, e outras mais velhas que possui uma certa dificuldade. Por quê?
Ser mãe é ser carinhosa, prestativa, conselheira, amiga, compreensiva, atenciosa, saber falar e ouvir, paciente e poder entender o lado do filho; é sentar e conversar sobre os diversos assuntos; é ter liberdade com ele, mas respeitar a mesma; é ter orgulho das pequenas coisas que ele faz, seja o primeiro passo, a primeira palavra, o primeiro beijo, o primeiro dia de aula, o resultado do vestibular, o jogo, a competição... é ser feliz junto com ele e abraçá-lo quando uma lagrima cair dos seus olhos;é chegar de um dia estressante e ver a casa toda bagunçada, mas com um sorriso focado em sua direção, e você ir ao encontro dele e beijá-lo; é evitar repetir aquela velha frase: “no meu tempo...” e viver no tempo dele; é ter capacidade de pedir desculpa quando errar e aceitar as desculpa dele quando ele cometer um erro; é não tentar comparar seus filhos um com os outros, pois cada pessoa tem sua própria personalidade, e não é o fato de ser irmãos que vai mudar isso. Trate todos como merecem ser tratados, mas com o mesmo amor.
Ser mãe é não descontar nele os seus problemas e frustrações; é tentar evitar frases ditas por impulso ou por estresse com outra coisa; é castigar quando necessário, mas dizer que o amo sempre.
Porque ser mãe é, acima de tudo, ter capacidade de amar.
E nunca esqueça: existe ex namorado, ex marido, mas nunca ex mãe ou ex filho.
Um dia seu filho vai crescer, criar asas, mas no teu coração sempre haverá o seu maior amor: a sua mãe.
E você, mãe, procure além de conquistar o amor do seu filho, dar motivos para que ele se orgulhe de ter você como mãe. E o mesmo para os filhos!

Educar e amar, duas tarefas para a mulher que almeja ser mãe.

E você? Será que esta preparada para conciliar os dois, e no final ser o maior orgulho do seu filho?


Obs.: Motivo de inspiração: conversa com Mariazinha! (:

Um comentário:

  1. Caramba.. foii papo sério mesmo!!

    Como sempre amorew.. amo suas postagens!!
    Vou mostrar a mãe. *---*


    - Camilla Fernandes.

    ResponderExcluir